SoundClub - Valley Studio. Tecnologia do Blogger.

Últimas

fingerstyle

notícias

dicas

» » » Técnicas mais usadas no fingerstyle

https://www.uberchord.com/wp-content/uploads/2016/03/558818_561444333887669_2000667955_n.jpg
(Foto: Tobias Rauscher - Still Awake)


Olá pessoal, bem-vindos de volta, agora aqui no SoundClub.

Para o primeiro post do blog quero "iniciar com chave de ouro", com um assunto que fez bastante sucesso no blog anterior e é sucesso entre violonistas e guitarristas de todo o mundo: o fingerstyle.

Já falei um pouco sobre o que é fingerstyle, acordes com a afinação DADGAD além de alguns outros posts que abrangem esse assunto.
Agora quero falar um pouco sobre algumas técnicas mais usadas no fingerstyle. Vamos a elas.

Hammer-on e pull-off

Para começar, falarei sobre o hammer-on e pull-off. Vale ressaltar que existem várias e várias técnicas, tais muito vistas na tablatura (veja um post que fiz sobre como ler tablatura que explica mais sobre isso), mas de todas quero destacar estas duas.
O hammer-on se dá quando você "martela" a corda com o dedo que ao contrário do pull-off é quando você solta-a rapidamente. Combinando as duas técnicas há um efeito maravilhoso com uma velocidade (que as vezes só parece) muito legal.
Uma música que apresenta bem essa técnica é a Boogie Shred de Mike Dawes.

 Percussão

Falando sobre percussão, na música acima de Mike Dawes podemos ver essa técnica, se é que posso chamar assim, bem clara.
A percussão no fingerstyle nada mais é do usarmos as partes do corpo do violão para extrair sons distintos. Normalmente comparamos com o som da bateria, como por exemplo: se batermos com o dedo médio ou indicador (quanto ao dedo, a preferência é do executante) na parte superior do corpo, onde há a curva, temos um som semelhante ao aro da bateria. Ou mesmo no canto direito inferior, onde se tem um som semelhante a caixa da bateria e por aí vai.
O mais legal da percussão é que podemos aproveitar qualquer parte do violão para fazer tal técnica.

Harmônicos

Quanto aos harmônicos, não são BEM uma técnica, mas é aquele "algo a mais" que dificilmente faltará numa música no fingerstyle. Harmônico é aquele som suave produzido quando o dedo é encostado com leveza sobre a corda e o traste e a mesma produz um som da nota fundamental oitavada. 
Encontram-se principalmente nas 5ª, 7ª e 12ª casas, porém nas 9ª, 19ª casas e por entre a boca do violão conseguimos extraí-los também.
Uma música que apresenta bem essa "técnica" é a que o próprio nome já diz: Harmonics Got Crazy de Daniel Padim.

 Bom pessoal, esse foi um pequeno post de boas-vindas. Se você gostou e quer, talvez, uma parte dois desse post, compartilhe em suas redes sociais, com seus amigos, twítte e farei a parte 2 e ajudará o blog a crescer. 
Também postem comentários, curta a página oficial no facebook e sigam-me no twitter.
Abraços
YouTube: youtube.com/taciocabraloficial
Twitter: twitter.com/tacioCOficial

«
Próximo
Este é o post mais recente.
»
Anterior
Postagem mais antiga

Sobre o autor Tácio Cabral

Sergipano, natural de Aracaju, Tácio Cabral nasceu no ano de 1997 e começou a estudar violão aos 6 anos de idade ao ver seu irmão mais velho tocar. Apaixonou-se pelo instrumento e aprendeu o instrumento sozinho tendo como referência o grande violonista Tommy Emmanuel.

Vídeos

Perguntas e respostas

promoções